OAT Orientação Apoio Trabalho
Facebook OAT

O DIFERENCIAL DA OAT

Objetivo OAT

DESENVOLVIMENTO E ESTIMULAÇÃO

O processo de crescimento da PCDi na OAT é focado na modificabilidade  das áreas do funcionamento humano e ocorre por meio de atividades de desenvolvimento e estimulação. As atividades são organizadas na forma de programas que acontecem em tempos diferentes. Algumas têm duração de algumas semanas e acontecem em encontros semanais e outras são atividades permanentes da rotina dos atendidos na OAT. Em todos os programas as propostas são orientadas para o alcance de objetivos pré determinados pela equipe de educadoras.

Programas de Desenvolvimento

Proporcionam experiências que focam especificamente nas questões de atenção, expressão, memória e solução de problemas. A ação formativa dos responsáveis tem como meta gerar aprendizagens significativas em todas as áreas do funcionamento. São propostas que ativam constantemente os saberes, até que a PCDi consiga realizar com autonomia as etapas de cada proposta.
Nesses espaços, com atividades diversificadas, são observadas as características individuais que podem ser orientadoras do perfil da PCDi que tem possibilidades de inclusão no mercado de trabalho.

Programas de Estimulação

Têm como objetivo a ampliação da aprendizagem, desenvolvimento da comunicação e compreensão. São estabelecidas metas personalizadas para cada PCDi, que se transformam em ações, colocadas em prática, com o apoio de estratégias e recursos psicopedagógicos específicos.
As estratégias utilizadas para que se alcancem os objetivos incluem dinâmicas de grupo, leitura de histórias, debates, dramatizações e outras técnicas, pensadas para que se atenda aos diferentes estilos de aprendizagem.

Letramento

Os programas de desenvolvimento e estimulação também buscam levar os atendidos ao letramento em três âmbitos principais: escrita e leitura, pensamento lógico matemático e letramento digital.