OAT Orientação Apoio Trabalho
Facebook OAT

O DIFERENCIAL DA OAT

Objetivo OAT

Assistência à PCDi

A assistência é desenvolvida por uma equipe composta por profissionais da área de serviço social e psicologia que atuam como “gestores de casos”, acompanhando intervindo com a PCDi, família e entorno. O pressuposto do trabalho é que o núcleo básico de afetividade, acolhida, convívio, autonomia e referência no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência está na família e entorno que precisam compartilhar com a instituição dos objetivos e estratégias adotadas no plano de trabalho individualizado.

O trabalho do gestor da assistência é composto de duas frentes:

1) Dar suporte para a PCDi para o alcance das metas definidas no seu plano de trabalho. Nessa frente o gestor atua como educador com objetivo fazer a pessoa adquirir certos saberes e atitudes. A atuação do gestor com a PCDi se dá de maneira planejada e individualmente. Foco na vida pessoal.

2) Atuar no entorno da PCDi para viabilizar o alcance das metas definidas pela equipe da OAT. O entorno aqui envolve a família e o ambiente onde vive (por exemplo, para garantir que os aspectos de saúde – física e emocional que podem comprometer o seu desenvolvimento sejam cuidados e acompanhados). Nessa frente o gestor atua diretamente com outros protagonistas além da própria PCDi.